top of page

Antes das artes promocionais: fotos de referência

  • stockingokumura
  • 4 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

Fotos de referência são as heroínas obscuras por trás de toda ilustração de League, utilizadas como inspiração e jamais roubando a luz dos holofotes… Até agora.

Draven Caçador de Feras

... o que é isso?

Victor “3rdColossus” Maury: Essa é uma das fotos que eu tirei enquanto estava trabalhando na ilustração do Caçador de Feras. É uma das minhas imagens de referência favoritas—eu imediatamente vi minha ilustração final quando ele fez aquela cara amarrada. Era tão Draven. Todo artista no time de ilustrações tem um documento cheio desse tipo de foto.

Joshua “HUGEnFAST” Smith: Imagens de referência são como pesquisas para descobrirmos como algo deve parecer. Às vezes, dá pra resolver com uma olhadinha no Google, mas outras vezes, pode haver algo muito específico, como uma expressão facial digna do Draven, que nem sempre dá para encontrar uma boa referência, então você mesmo acaba fazendo uma.

Então vocês tiram fotos para todas as ilustrações?

HUGEnFAST: Nem sempre, mas deveríamos. Se você precisa saber como alguma coisa vai ficar, a maneira mais fácil é pegar o telefone, arrumar um canto e começar a tirar selfies.

3rdColossus: O que você está vendo é só uma foto, mas normalmente tiramos umas vinte para ver o que parece melhor antes de começarmos a desenhar. Você pode perder muito tempo em um desenho que não funciona, mas fotos são uma maneira rápida de saber se um conceito vai funcionar ou não.

HUGEnFAST: No meu telefone, eu provavelmente tenho umas cem fotos da minha mão em ângulos diferentes porque não tenho certeza do que funciona melhor. Eu tiro várias com ângulos um pouco diferentes e escolho o que funcionar melhor.

Taric

3rdColossus: Boa parte do motivo por nossas imagens serem chamativas é porque elas são baseadas na vida real. É bem fácil inventar tudo, mas se você quiser fazer com que os personagens mais malucos ainda estejam ancorados na realidade, você precisa ter aquele um momento de credibilidade.

HUGEnFAST: E para fazer com que seja crível, às vezes precisamos colar um pouco da vida real, tipo “pera aí, como as minhas mãos funcionam mesmo?”

De onde veio a ideia de usar imagens de referência?

HUGEnFAST: Imagens de referência têm sido importantes para pintores desde... sempre.

3rdColossus: Basicamente, desde que inventaram a fotografia.

HUGEnFAST: Sim, mas mesmo antes disso, já usavam a vida. Pintores renascentistas contratavam um monte de modelos para ficarem paradas como eles queriam, por horas e horas, e literalmente desenhavam o que viam. Definitivamente não criamos uma nova técnica—é mais uma ponte entre a pintura tradicional e esse mundo de arte digital louco que vivemos hoje em dia..

SKT Vayne

Tem algo específico que vocês buscam quando tiram fotos de referência?

HUGEnFAST: Normalmente, sim, mas de forma geral o objetivo é entender. Para a Leona Curtindo o Verão, saímos e compramos uma sombrinha laranja. Quando voltamos, tiramos algumas fotos e nos demos conta de que a luz, quando filtrada pelo tecido da sombrinha, deixa tudo levemente alaranjado. Este pequeno detalhe foi uma descoberta muito importante para Chengwei “KillerPanda0007” Pan quando ele estava pintando, e acho que é parte do que faz dessa ilustração tão única.

Leona Curtindo o Verão

3rdColossus: Também existe esse fenômeno estranho quando você faz algo onde você empatiza com seu desenho. Sei que isso soa meio estranho, mas te leva a tentar tomar decisões que deixem seu desenho mais parecido com algo real, o que não teria acontecido se não tivéssemos experienciado ele.

HUGEnFAST: Quando eu estava fazendo as poses para o Gangplank, pensei na minha linguagem corporal e expressão facial, que inevitavelmente fez com que eu ocupasse o mesmo espaço que o pirata. Existe um novo entendimento que você pode ganhar sobre como eles estão se sentindo e como isso afeta sua pose.

Gangplank

3rdColossus: Quando você age como um personagem, você sabe onde seu peso está, onde tem tensão e onde seu corpo está relaxado. Quando tirei as fotos de referência do Warwick, o modo como minhas mãos se espalharam pelo chão me ajudou a entender a distribuição de peso, baseada em como meus dedos estavam pressionados. Aprendi muito com essa foto—primeiro que era uma pose muito estranha, e que eu não sou um lobo, e que meu pescoço definitivamente não foi feito para isso. Mas ela me ajudou a encontrar quais ângulos eram os mais apropriados para seus membros. Se você está desenhando algo, é bem fácil desenhar algo quebrado e nem saber que está quebrado. Mas assim que você experimenta por conta própria, se dá conta: “Ih, meus pulsos não dobram assim”.

Warwick

Por que fotos de referência são tão importantes?

HUGEnFAST: Em toda ilustração, tentamos entender o que está acontecendo primeiro. Isso é o que mais nos ajuda a convencer outras pessoas de que o personagem é real, e que ele realmente estava se sentindo assim, e que não pareçam bobos por estarem em poses que não fazem sentido. É tudo baseado na realidade—você não precisa desenhar diretamente da sua imaginação.

3rdColossus: Às vezes, existe essa falsa concepção sobre a arte, de que ela é mágica e que simplesmente somos talentosos, mas é basicamente muito trabalho duro, pesquisa, estudo e tentativa e erro.

HUGEnFAST: O corpo humano, a luz e a cor são bem complicados. É muita coisa para ter em mente, mesmo como um ilustrador profissional, e as referências nos ajudam a criar arte que reflete a realidade com precisão.

Trundle Tradicional

A seguir, temos uma coleção de fotos de referência tiradas pelos artistas de ilustração de Campeões da Riot.

Shen

SKT Lee Sin

Yorick

Xin Zhao Caçador de Dragões

Brand Fogo Espiritual

Nami, a Sereia-boi, Soraka Ordem da Banana, Nasus Arquiduque, Certamente não é o Udyr

Gnar Cavalheiro

Jax Nêmesis

Fonte : League of Legends


 
 
 

Comments


Noticias Recentes
bottom of page