top of page

Na concentração com Carnanivia

  • stockingokumura
  • 23 de fev. de 2017
  • 4 min de leitura

Depois de muita conversa entre as equipes da Riot no Brasil e nos Estados Unidos, temos a mais nova skin inspirada por um elemento cultural do país e adaptada para o público global de League of Legends: Carnanivia, que deixou de lado o aspecto gélido e ancestral da Criofênix e a transformou em uma gloriosa rainha do desfile. Neste artigo de bastidores, trazemos mais detalhes de como foi o processo de criação da skin e do vídeo promocional Asas da Folia.

Todo o mundo dança e celebra

Celebrações anuais deste tipo acontecem por vários cantos do mundo. Temos o Mardi Gras do sul dos EUA, a Murga argentina, e o Maslenitsa russo, por exemplo. Reunindo inspirações de tantas culturas diferentes - não só de dentro mas também de fora do país - o Carnaval brasileiro é um dos mais reconhecíveis globalmente, e tem representações bem diferentes não só entre as regiões brasileiras mas até mesmo nos países vizinhos na América do Sul.

"Anivia Ave Enmascarada", fan art de Jesica "Artsed" Paulin (2013)

"Apesar de Reconquista ser pequena, isso não nos impede de comemorar o Carnaval", diz a ilustradora argentina Jesica “Artsed” Paulin. Moradora da província de Santa Fe, esta criadora de conteúdo escolheu Anivia para sua fan art por ter sido a primeira Campeã que ela se dedicou a aprender a jogar. "Quando eu criei o design ‘Anivia Ave Mascarada’ em 2013, a maioria das skins dela tinha cores sombrias ou apagadas. Achei que seria legal vê-la brilhando com púrpuras e roxos radiantes".

"O que me inspirou a criar a skin foi a maquiagem e fantasias que as dançarinas usam nos desfiles", comenta Artsed. "O primeiro esboço era bem simples: plumas coloridas e uma máscara cobrindo seu rosto. Porém, isso evoluiu para algo meio máscara para suas asas, com mais detalhes dos adereços de cabeça e carros alegóricos".

“Agora queremos ver o Carnaval de perto”
Depois do lançamento de Gangplank Forças Especiais em 2012, fizemos uma pesquisa com a base de jogadores no Brasil para refinar o que é esperado de uma skin culturalmente representativa. Três elementos sobressaíram - os dois primeiros, lendas e natureza, foram usados como orientações para as skins Nami Iara (2014) e Hecarim Sabugueiro (2015). O terceiro tema, Carnaval, ainda estava sobrando.
"Nós vimos vários conceitos que as equipes dos servidores brasileiro e latino-americanos da Riot mostraram, e essa ilustração que adoramos e foi criada por uma fã", comenta Carlos "IamCarlos" Giffoni, gerente de produto da Riot nos EUA. "Conversamos bem de perto com a equipe brasileira para entender o visual e clima e o que era importante de representar. Agora queremos ver o Carnaval de perto, só estamos esperando o convite".
Imagens de referência reunidas pela equipe de skins

O artista conceitual Justin "RiotEarp" Albers reforça a inspiração do carnaval sul-americano - que foi estilizado de forma que combinasse com LoL. "Vimos os motivos, estátuas de carros alegóricos, vídeos, aves-do-paraíso (sugestão da Jean! [“Riot Curing” Go, artista associada]) e como cada cidade celebrava o Carnaval para puxar o máximo de inspirações possível."

Como Anivia é uma Campeã mais antiga, algumas mudanças precisaram ser feitas no ciclo de voo dela para a skin fluir bem.

"A gente demorou um pouco pra definir a animação do retorno dela. Eu sabia que precisávamos de um samba ali. Criar a sequência certa de ações dela em todas as suas partes demorou algumas tentativas", diz IamCarlos. "Os efeitos visuais e sonoros extras foram bem diretos e divertidos de criar. Estamos bem felizes com como ela se tornou e esperamos que os jogadores também curtam, especialmente no Brasil e em LATAM!"

A alegria alça voo
Depois de cinco meses de desenvolvimento, Carnanivia abria suas asas e coloria os campos do ambiente público de testes. No entanto, isso era só o esquentar dos tamborins…
O escritório brasileiro da Riot entrou em contato com a Le Cube, estúdio de animação com escritórios no Brasil e na Argentina, para trazer o vídeo "Asas da Folia" à vida. Nele, podemos ver como até mesmo o mais sombrio dos campos de batalha pode se tornar uma fonte de alegria quando a galera está na mesma sintonia.
Conceitos de personagem para vídeo promocional - Estúdio LeCube

Leo “RudaTargaryen” Rudá, produtor de vídeo da Riot no Brasil, afirma que um dos maiores desafios foi o prazo curto. “Precisamos de uma dedicação muito intensa da equipe de animação. O diálogo foi constante e ainda teve um elemento extra: esta foi a primeira vez em que esse estúdio fez algo no mundo dos games! Como é uma produção em cascata, com interdependências muito grandes, precisamos alinhar e aprovar esses materiais com frequência para publicarmos o melhor conteúdo possível”.

“Teve uma reunião em que a gente ficou alternando entre Português, Inglês e Espanhol”, diz RudaTargaryen. “Nessas horas, você acaba aprendendo a usar palavras diferentes para comunicar uma mesma ideia”.

“Quando vemos culturas diferentes trabalhando juntas, temos uma visão de 360 graus e não somente o ponto de vista do Carnaval brasileiro para o brasileiro”, afirma RudaTargaryen. “Essa conversa aconteceu tanto entre os escritórios da Riot no Brasil, EUA e América Latina quanto com o estúdio na Argentina, e isso garantiu um produto mais rico, variado e que se transforma em um produto que faz sentido globalmente, e não só em uma região”.

Fonte : League of Legends


 
 
 

Comentários


Noticias Recentes
bottom of page