Jogador faz crítica pesada aos atiradores “Foram rebaixados a provedores de utilidade a distância”
- stockingokumura
- 24 de jan. de 2017
- 3 min de leitura
Crítica aos adcs se torna um dos assuntos mais comentados do dia
Crítica aos adcs se torna um dos assuntos mais comentados do dia

Com a chegada do Ziggs na bot lane e a ascensão dos tanquers e assassinos, a função dos atiradores vem sendo alvo de muita discussão na comunidade.
Pensando nisso, o jogador Royal Dutch, veio ao fórum brasileiro do League of Legends fazer uma crítica aos adcs dentro do novo meta. “Os ADCarrys foram rebaixados a meros provedores de utilidade… à distância“, começou o jogador. Em poucas horas o tópico já estava entre um dos mais comentados na comunidade brasileira do League of Legends.
Crítica aos ADCs
Utilizando como base os jogos competitivos, o jogador argumenta que somente atiradores de utilidade servem ao meta.
“Vocês vão pegar nojo de ver tantos jogos (pelo menos no competitivo, onde as pessoas entendem o jogo) esse ano com: Ashe: stuna do outro lado do mapa, dá visão pro time e permaslow. Jhin: root há 3000 unidades de distância, dá um bom slow com ultimate e dá dano há 3000 unidades. Kalista: consegue puxar o Support de um erro de posicionamento/engage adversário ou usá-lo como CC em área. Varus: Root em área e possibilidade de um abate à distância com o Q”, escreveu o jogador.
Leia abaixo a crítica aos adcs do jogador na íntegra.
Os ADCarrys foram rebaixados a meros provedores de utilidade… à distância
“É muito triste ver uma classe tão importante no jogo, sempre tão decisiva, maior fonte de DPS do time, o foco primário do adversário, o terror do late game, blablablá…
REBAIXADA A UMA MERA FONTE DE UTILIDADE À DISTÂNCIA POR ERROS DE BALANCEAMENTO DE QUEM GERENCIA O JOGO.
Sim Riot, estou apontando o dedo para você!
Você buffou a Tabi Ninja com a desculpa de que a penetração de armadura no early estava excessivamente forte.. Você NERFOU a penetração de armadura early, criando a “letalidade”, e esqueceu a tabi ninja lá, buffada.
Você criou esse monte de Keystones como a Coragem do Colosso, pra dar MAIS SHIELD AINDA PROS TANKS/BRUISERS que arregaçam os ADCs solo.
Você tornou os junglers tão fortes early game e possibilitou que eles acompanhassem um solo laner em EXP.
Você se recusa a perceber o quão câncer sempre foi a Trinity Force, um item que deixa QUALQUER CAMPEÃO DO JOGO (menos os ADcarrys) em powerspike desproporcional no early game.
Você criou o first blood turret, mais um motivo pra 5 pessoas descerem bot com 8 minutos e destruírem tudo.
Você se recusa a banir campeões excessivamente fortes com MEDO de “tirá-los” do competitivo (vide nerf pão e circo no Lee Sin).
Você criou ferramentas para os junglers atravessarem mais rapidamente a selva.
Você empilha passivas OFENSIVAS em cima de itens DEFENSIVOS (uma Poppy com OU Manopla, OU Capa de Fogo, OU Thornmail, OU Tabi Ninja LIMPA a backline SOZINHA… imagina com tudo isso).
E o pior, VOCÊ SE RECUSA A OUVIR A COMUNIDADE, SE RECUSA A VER QUE ESTÁ ERRANDO DIA APÓS DIA.
O atirador está menos impactante que o suporte no jogo (nada contra, só que houve uma inversão aqui): Suportes estão focados em dano, controle de grupo, aquisição de informações pro time (visão), roaming.
Enquanto os atiradores foram praticamente rebaixados à utilidade
(Se chegar ao late game ainda fazem alguma coisa, mas quase nunca chegam).
Ashe: stuna do outro lado do mapa, dá visão pro time e permaslow. Jhin: root há 3000 unidades de distância, dá um bom slow com ultimate e dá dano há 3000 unidades. Kalista: consegue puxar o Support de um erro de posicionamento/engage adversário ou usá-lo como CC em área. Varus: Root em área e possibilidade de um abate à distância com o Q.
Basicamente esses são os AD meramente viáveis em um jogo de, no mínimo, um bom nível técnico.
Ninguém aqui acha estranho Ziggs ser Tier God no bot, SUBSTITUINDO O ADcarry? (Ziggs é mais um campeão que faz tudo à distância)
“Ah, mas é tão legal, mudar o meta, blablabla…”
Não estou aqui defendendo o meta, nada disso… só acho uma m** quando o meta tem que mudar por erros sucessivos de balanceamento do jogo!
Ah, antes que eu me esqueça: sabem por quê, na minha opinião, Vayne ainda é o atirador mais forte do jogo? Porque ela é a unica que conquista alguma autonomia em relação ao seu time com o andar do jogo.
Ela tem o famoso “self peel” muito bom, ou seja, não depender de um support/time te protegendo o jogo inteiro.
Obviamente pra chegar a esse ponto ela tem que sobreviver ao early game com condições de vencer o jogo, o que está praticamente impossível ahahahah
Então é isso… só queria mostrar uma breve análise do que eu acredito que tenham sido sucessivos erros da Riot na questão de balanceamento do jogo.
Alguém acabou de ver a Ashe da OPK acabar o jogo com 0 kills e 18 assistências? Então…
Fonte: Streamie
Comments