top of page

Selva 101: ajudando as rotas com Minerva

  • stockingokumura
  • 21 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

Conversamos com o caçador Blumer após o empate com a INTZ sobre ajudar as rotas como caçador.

Quem entrou na transmissão do CBLoL deste sábado entre CNB e INTZ, viu LEP de Camille quebrando geral em dives e duelos 1x1. No entanto, o monstrinho tem pai: Gustavo “Minerva” Queiroz, o caçador da equipe Blumer. Presente desde cedo na rota superior, o jogador deu show de plano de jogo e em demonstrar como um caçador pode habilitar os seus companheiros de equipe. Conversamos com ele para entender como executou um jogo tão forte e o que nós, mortais presos longe do Tier Desafiante, podemos replicar em nossas partidas.

Tudo começa com uma surpresa

100% de Pick ou Ban ao redor do mundo. Será que a Camille está forte no Atualização 7.1?

A Camille é o Campeão com maior índice de Banimentos ao redor do mundo: até agora foram 44 em 47 partidas – contando a LCS NA, LCS EU, LCK, LPL e CBLoL. Nas três partidas que ela passou, foi escolhida e venceu. Ou seja, 100% de participação no draft e 100% de vitórias.

“Foi uma surpresa eles deixarem”, disse Minerva. “Tinha uma pequena chance disso acontecer, mas não acreditávamos muito, porque é um Campeão muito forte, é fácil de gankar a rota dela, tem um potencial muito bom de split push, tem escape, enfim... Tem tudo”. Se foi uma surpresa a INTZ deixar passar a melhor Campeã da Atualização atual (7.1), a resposta de Akali foi ainda maior. “Ficamos assustados com a escolha da Akali, não sabíamos o que ela ia fazer ou o que ela ia buildar, mas sabíamos que no começo poderíamos gankar ela facilmente e tentar escalar rapidamente a Camille”.

Então o plano de jogo estava quase completo para Minerva. Mas como ele iria habilitar LEP? O que fazer com relação às outras rotas? E as respostas da movimentação de Turtle?

[PLANO] CARREGA NOIS CAMILLE

Blumers ficaram surpresos quando a Camille não foi banida pela INTZ.

Minerva prestou atenção em sua composição e na do adversário:

Top: Camille (LEP) vs Akali (Ayel) – Vantagem para a Camille “Se a gente esperasse a invisibilidade da Akali acabar, era um dive muito fácil no top, já que a Elise pode tankar um pouco e depois subir no Rapel para escapar. O LEP zoneou ela no começo e juntou duas ondas de tropas, e aí foi tranquilo para abatermos ele da primeira vez. Na segunda, esperei bastante na moita até ter uma posição boa para matarmos ela”.

Mid: Syndra (TinOwns) vs Ekko (Envy) – Rota equilibrada “No meio o Ekko é um Campeão que só vai empurrar toda hora. Ele chega, joga suas habilidades, abate as tropas e recua. Alguns Campeões do meio tem esse potencial, e não tem muito que você possa fazer pra isso. O que eu fiz foi oferecer cobertura para o Tin”.

Caçador foi o responsável por criar o "monstrinho" de LEP no segundo jogo da série, que terminou empatada.

Cobertura? Como assim? “Cobertura da rota central é normalmente comprar uma pink (Sentinela de Controle) para ele e colocar no rio ou nas moitas próximas a entrada da sua selva, porque essa visão vai deixar ele mais a salvo. Os meios por conta própria já jogam recuados e com um potencial pequeno de serem abatidos, já que eles utilizam Flash e Fantasma. Pra ajudar mais no controle da visão você pode comprar a Faca do Invasor, que te dá Sentinelas para colocar”.

Bot: Ezreal (pbO) e Karma (Wos) vs Ashe (micaO) e Malzahar (Jockster) – Rota focada em farm “Nosso bot era uma rota que não era tão boa para emboscar, eu poderia no máximo oferecer um dive para eles, mas com um Malzahar do outro lado iríamos sofrer muito dano e potencialmente ser abatidos. No 2x2, é muito provável que todos só vão ficar farmando, por isso chamamos de farm lane”.

Armando as estratégias

Minerva pensou desde os Picks e Bans como jogaria a composição da equipe ao seu favor.

O draft (fase de Picks e Bans) é quando os caçadores normalmente já fazem o seu plano de jogo, só olhando as composições adversárias. Você tem que conhecer bem os Campeões que está utilizando para usar seus pontos fortes, seja para habilitar seus companheiros, fazer a linha de frente com tanques ou carregar a partida com assassinos. “A função da Elise, por exemplo, é acelerar o jogo dando kills para os companheiros (se conseguir, se não pode ficar com elas) e colocando pressão nas rotas, deixando os adversários com medo”.

O próximo passo é identificar as rotas do jogo. “Neste contra a INTZ, por exemplo, o bot deles era Ashe + Malzahar, ou seja, eles tem pouco potencial de abate até chegar no nível 6, o mesmo para o meu Ezreal + Karma. Assim, escolhi “desligar” essa rota e focar no topo, onde tinha mais chances de abate. Não é muito difícil entender qual é a sua rota com maior potencial”. Lembre-se sempre de comunicar com sua equipe o que você planeja, pedindo para o seu “Ezreal e Karma” jogar tranquilo enquanto você causa do outro lado do mapa.

Como resposta, Turtle teve poucas opções contra Minerva já que LEP ficou muito forte rapidamente, o que só piorou quando o caçador Intrépido tentou emboscar o top e também morreu. “Depois que abatemos o Ayel a primeira vez, o Turtle limpou a minha selva inteira, e não me deu outra opção a não ser voltar para o top e tentar novamente gankar a Akali”.

O problema foi Ayel, sem visão das moitas da rota, morrer novamente. “Depois que ele morreu a segunda vez não tinha muito o que o Turtle pudesse fazer, já que a Camille estava muito forte. Chega um momento do jogo que a Elise realmente vai ficar um pouco atrás de outros caçadores, então não me importava se ele ficasse roubando a minha selva”.

“No final, o grande erro deles foi mesmo deixar a Camille aberta, já que foi esse o match-up que causou o meu plano de jogo”. E o grande acerto da CNB foi o belíssimo plano de jogo de Minerva. Confira o jogo completo:

Fonte : LoLEsportsBr


 
 
 

Comments


Noticias Recentes
bottom of page