top of page

Gstv Responde: LCK, Takeshi e Suportes

  • stockingokumura
  • 19 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

Sentiu saudades? Nosso preciso analista está de volta com sua coluna semanal!

Eita, saudade! Com o nosso querido CBLoL às espreitas e os Casters voltando a ativa, acionamos o preciso Gustavo “gstv” Cima, que respondeu cinco duvidas cruéis que tivemos.

Lembrando que você pode comentar nesta matéria quais perguntas quer que o analista responda na próxima coluna!

- Qual o papel de um capitão no time? Ele é obrigatoriamente o coordenador das jogadas?

Em 2016, SirT foi o capitão da paiN Gaming e coordenava as jogadas no começo do jogo. Mylon assumia o posto quando o jogo passava para o mid/late game.

O capitão pode ter papeis diferentes dependendo do time. Uma boa definição é que as funções dele são atribuídas pelo resto da equipe e o mais importante nesse ponto é criar certa hierarquia dentro do time, onde uma voz será ouvida e respeitada sem hesitação na hora H. League é um jogo onde as reações precisam ser rápidas, e não estou falando só mecanicamente. Muitas vezes atrasar 5 segundos para reagir a um Dragão, para sair da rota e escapar de um gank ou para se movimentar mais agressivamente com o seu time, faz a diferença no jogo. É esse tipo de reação rápida que o time inteiro precisa ter ao comando do capitão.

Já sobre o shotcaller (o coordenador das jogadas) acho que é uma boa hora pra separar um pouco a função dele com o do capitão. Durante o jogo todos podem dar ideias para criar jogadas e passar informações, mas em última instância é necessário que haja alguém para decidir por todos, e é assim que times conseguem transitar entre shotcallers pelos momentos do jogo, como por exemplo ter o caçador dando chamadas nas primeiras rotações e depois passar essa função para o suporte ou para o meio.

- Por que a Coreia sempre é a grande "trendsetter" do meta no LoL? Muitos analistas e jogadores profissionais esperam para ver "os picks da LCK" para depois estudar/inventar em cima disso.

Acho que as grandes regiões sentem uma necessidade de que a Coreia afirme o meta. Quer dizer, depois de quatro anos seguidos sendo campeões mundiais e sem dúvida a região mais forte do mundo, é natural que todos queiram se espelhar na LCK, o problema é que às vezes vira somente uma cópia do que eles fazem, sem nenhuma inovação, o que é danoso pro cenário no final das contas, sem falar que muitas vezes quem não joga o meta coreano é considerado “errado”. Acho que as grandes regiões sentem uma necessidade de que a Coreia afirme o meta. Quer dizer, depois de quatro anos seguidos sendo campeões mundiais e sem dúvida a região mais forte do mundo, é natural que todos queiram se espelhar na LCK, o problema é que às vezes vira somente uma cópia do que eles fazem, sem nenhuma inovação, o que é danoso pro cenário no final das contas, sem falar que muitas vezes quem não joga o meta coreano é considerado “errado”.

- O que você pensa sobre a motivação do Takeshi, que tem novamente uma grande oportunidade de conquistar um título oficial?

Falar sobre motivação é bastante complicado. Se eu estivesse nos sapatos dele eu não me veria com uma grande oportunidade de conquistar um título, vendo que é a mesma oportunidade que ele teve em todas as outras Etapas. Com certeza um dos piores pensamentos que eles possam ter é que esse time é mais capaz do que os outros. O Takeshi é um jogador que tem muito talento e se dedica bastante, então acho que essa será uma Etapa pra ele se preocupar menos em ajudar o time e mais pra evoluir o próprio jogo, até pelo fato de que a mudança para os 10 Banimentos demanda mais do profissional, e é nessa hora que os mais talentosos se destacam.

(Agradecimentos à Keyd Stars pelo vídeo desta pergunta)

- A bot lane está passando por momentos de grandes mudanças desde a Pré-Temporada. Como a mudança para suportes mais agressivos impacta o meta?

A Pré-Temporada trouxe a ascensão dos campeões “invisíveis” com a mudança na camuflagem, num primeiro momento Vayne e Twitch reinaram, mas esses são dois atiradores que sentem dificuldades de lidar contra suportes que causam mais dano, e assim o meta pros atiradores precisa se adaptar também.

O que acontece agora é que eles precisam jogar com Campeões mais seguros ou que consigam acompanhar o burst e o dano de seus suportes, de preferência se expondo pouco. Isso traz pro meta atiradores como Lucian, Ezreal e Ashe, que acompanharão bem os suportes mais fortes como Malzahar, Zyra e Brand. Também vale mencionar que a rota superior também passa por uma liberdade de escolha grande, com campeões tanques, bons lutadores e até assassinos, e assim o bot também precisa se preocupar em adaptar seu jogo.

(Agradecimentos ao Daniels pelo vídeo desta pergunta)

- O que você mais sentiu falta durante as suas férias?

O turista que não se vê é o mais mortífero. GSTV curtindo as férias em Nova Iorque!

Acompanhar LoL, sem dúvida nenhuma. É engraçado, porque mesmo o meu trabalho sendo acompanhar os torneios ao redor do mundo, eu raramente consigo fazer isso como uma forma de lazer. Todas as ligas ao redor do mundo também entraram de férias, e acaba sendo difícil assistir um torneio em que eu possa só curtir a transmissão e o conteúdo. Felizmente essa semana as ligas já estão voltando e eu posso acompanhar como parte do trabalho de qualquer forma.

Fonte : LoLEsportsBr


 
 
 

Comments


Noticias Recentes
bottom of page