Dentro do abismo: criando Thresh Estrela Negra
- stockingokumura
- 24 de dez. de 2016
- 8 min de leitura

Por anos, os jogadores têm feito #lcsbigplays e #bronzebigplays com Thresh, e o amor da comunidade pelo Guardião das Correntes tem o colocado consistentemente entre os dez Campeões mais jogados globalmente. O kit de Thresh tinha tudo que um Campeão poderia querer, mas faltava uma coisa: uma skin Lendária.
O surgimento de uma Estrela Negra
Em uma tarde fria (para o sul da Califórnia) de fevereiro, o gerente de produto, Paul "Pabro" Bellezza,recebeu uma solicitação especial: “será que sua equipe poderia fazer uma skin Lendária do Thresh?" Pabro apresentou o novo projeto na próxima reunião com sua equipe. "Thresh é um sadista patológico que emana maldade e captura almas implacavelmente", disse Pabro. “Qualquer skin que fizermos terá que multiplicar essas características por 100." Ele propôs que a equipe passasse uma semana desenvolvendo conceitos, mas antes de se despedirem, Pabro apresentou o verdadeiro desafio: a equipe teria cerca da metade do tempo que normalmente é disponibilizado para desenvolver as Lendárias para completar esta skin.
Eles aceitaram.
Na semana seguinte, cerca de vinte pessoas voltaram com várias ideias diferentes. O Thresh Apicultor foi rapidamente considerado, mas de certa forma ele não conseguiu evocar o sentimentos de medo e pavor que Pabro buscava. Assim, uma outra ideia chamou a atenção: Thresh Estrela Negra, um ancestral senhor do espaço que manipula as leis do tempo e da gravidade enquanto coleciona as almas de suas vítimas em um buraco negro. Quando eles votaram nas melhores ideias, o Estrela Negra emergiu quase por unanimidade.
Thresh Apicultor e Thresh Estrela Negra
Agonia prazerosa
Depois de escolher a direção, o próximo passo era explorar quem o Thresh Estrela Negra realmente era. "Basicamente, nós nos reunimos em uma sala e começamos a nos fazer perguntas do tipo: qual é a motivação do Thresh Estrela Negra? De onde vem seu poder? Do que ele é feito?", diz o chefe de criação, Matthew "Popstar Urf" Manarino. Após inúmeras discussões e exposições de ideias, eles conseguiram destrinchar a história de Thresh Estrela Negra. "O buraco negro de Thresh é uma entidade independente da qual ele se alimenta e seu objetivo é dar fim a toda a existência—e não apenas para ser cruel, mas para ele próprio também poder morrer. Para ele, o momento em que toda a eternidade estiver dentro do buraco negro, será o êxtase", diz Pabro. Definir os elementos da história ajudou a equipe a pensar melhor sobre os detalhes do design e da integração ao jogo.

A artista conceitual Elena "Hellstern" Bespalova começou a esboçar os conceitos do Thresh Estrela Negra mais ou menos nesta época. Na segunda rodada de ilustrações, uma tumultuada galáxia surgiu em torno da cabeça de Thresh, mas não ficou claro se o capuz celestial teria uma aparência tão estelar no jogo. "Foi um grande desafio, pois Thresh é meio antigo e o modelo dele é um pouco desajeitado", disse Hellstern. Ela se reuniu com os artistas de efeitos visuais e 3D, e juntos eles compilaram modelos rudimentares de Thresh Estrela Negra com a rodopiante matéria espacial. Depois de alguns testes, eles determinaram que era possível executar este design.
Após quatro semanas de desenvolvimento, a direção visual de Thresh Estrela Negra estava definida.

A carne é uma prisão Hellstern e o artista de personagens Ryan "Ribtibs" Ribot juntaram forças para começar a transformar a arte conceitual 2D de Thresh Estrela Negra em um 3D aterrorizante. Os modelos de personagem são feitos de vários polígonos e segundo Ribtibs: "Nosso trabalho como modeladores é colocar esses polígonos nos lugares certos. Parece muito técnico, mas é semelhante a trabalhar com argila." A dupla criou mais de vinte versões do modelo de Thresh antes de finalmente decidir qual combinação refletia melhor Thresh e seu terror celestial.


O modelo de Thresh ainda estava sendo concluído quando a artista técnica, Jue “Kaolala” Wang, começou a preparar a estrela sinistra para sua animação. Kaolala criou ossos digitais e juntou todos dentro do corpo de Thresh Estrela Negra. Quando os ossos de Thresh estavam no lugar, Kaolala os conectou ao modelo para que eles soubessem qual parte do corpo influenciar. Agora, quando os animadores moviam um osso do braço de Thresh, o braço do modelo também se movia.
Refazer todas as animações é uma das partes que consomem mais tempo no processo de criação de skins Lendárias, e restando apenas dois meses de desenvolvimento, o tempo valia ouro. Isso fez surgir algumas questões desafiadoras: Se os ataques básicos não têm tanta importância quanto acertar um gancho no estilo Madlife, será que os dois deveriam tomar a mesma quantidade de tempo? Quais são os momentos mais impactantes? Depois de muitas discussões, a decisão foi por melhorar as animações existentes de Thresh em vez de recriá-las do zero, dando atenção especial aos momentos que parecem sobrenaturais.
Os artistas capricharam nos efeitos visuais para destacar o momento em que Thresh acerta um gancho.
O status Lendário de Thresh Estrela Negra merecia uma atualização no retorno e novos "emotes", o termo técnico para o repertório de provocações, piadas, risadas e dancinhas dos Campeões. Esses recursos não têm relação com a mecânica do jogo, por isso o animador, Drew "sandwichtown" Morgan, os usou para intensificar a personalidade destruidora e onipotente de Thresh.
O retorno de Thresh Estrela Negra
Por exemplo, quando a Estrela Sinistra retorna à base, ele joga seu gancho através de um portal e se lança em direção à entidade desconhecida a qual ele está conectado. Mas em vez de usar um portal já existente, ele transforma seu buraco negro em um buraco privado, demonstrando seu absoluto controle do universo.
George, o Sapo (2016-2016), foi criado para ser destruído. Sua partida demonstra que Thresh Estrela Negra é o consumidor de todas as coisas. (Mas não se preocupe! George já foi visto por aí depois disso.)
A margem do infinito
Thresh Estrela Negra tem uma infinidade de efeitos visuais (VFX); se desativarmos todos eles, só restará um corpo com uma cabeça flutuante. Pode ser bastante difícil distinguir a animação do modelo 3D dos efeitos visuais à princípio—uma forma de ver a diferença é comparando a lanterna de Thresh no modelo padrão ao seu buraco negro na skin Estrela Negra.
O repositório de almas original de Thresh é um modelo 3D animado para balançar previsivelmente. O buraco negro de Thresh Estrela Negra é um efeito visual feito de minúsculas partículas pintadas a mão que podem ser manipuladas individualmente. O uso de efeitos visuais concede liberdade artística para criar cores dinâmicas e oscilantes no buraco negro de Thresh e também em seu capuz de galáxia, mão esquerda, cabeça de tentáculo e partículas de habilidade.
Nada em League of Legends se assemelhava a um buraco negro, por isso o artista de efeitos visuais, Adam “Riot AdamUnicorn” Kupratis, buscou inspiração inicial em outros jogos. Ele começou replicando habilidades típicas de buraco negro para entender melhor como buracos negros funcionam em videogames e isso lhe proporcionou um sólido ponto de partida para o buraco negro de Thresh. AdamUnicorn começou pintando e fazendo ajustes nas primeiras semanas de desenvolvimento, mas o buraco negro de Thresh Estrela Negra só foi finalizado uma semana antes do lançamento no APT. Segundo AdamUnicorn, criar os efeitos visuais de Thresh foi excepcionalmente desafiador porque "estávamos trabalhando com grandes ideias, conceitos maiores do que a Via Láctea. Fazer isso ficar bacana em uma escala muito menor era mais do que complicado."

Os suaves tons do tormento
Thresh Estrela Negra estava parecendo um horror cósmico, mas ele não soava como um. Usando os efeitos visuais como guia, o designer de áudio, Boon "Boondingo" Sim, pesquisou as bibliotecas de som da Riot e suas coleções de softwares geradores de áudio para conseguir material e criar os sons adequados para os ataques básicos e as habilidades de Thresh. Foi até fácil encontrar efeitos sonoros (SFX) legais de ficção científica, mas o truque era modificá-los para que eles fossem reconhecidos por pertencerem ao Guardião das Correntes.
"A mecânica do jogo é nossa principal preocupação, por isso, tudo ainda tem que seguir o mesmo padrão. Os jogadores precisam saber o que está acontecendo de acordo com o som", diz Boondingo. Nas reuniões de revisão, a equipe também viu se algo soava muito semelhantes a outras skins ou Campeões. O feedback deles garantiu que o conquistador do espaço não roubasse acidentalmente os efeitos sonoros (e também a alma) de Vel’Koz.
Para finalizar o roteiro da dublagem de Thresh Estrela Negra, a equipe de skins trabalhou em parceria com alguns roteiristas (à essa altura, faltavam seis semanas para o lançamento no APT). Em seguida, Boondingo passou o dia em um estúdio próximo gravando a dublagem com o ator da voz original de Thresh e um diretor de dublagem. Depois dessa sessão, Boondingo ouviu as gravações e avaliou a intensidade das falas, escolhendo as versões mais fortes. Todo vilão precisa de uma trilha sonora diabólica e o compositor, Edouard "Ed the Conqueror" Brenneisen, começou a trabalhar no acompanhamento musical de Thresh Estrela Negra logo no início do desenvolvimento. Acompanhe o progresso de Ed, o Conquistador, no vídeo abaixo. Escute a composição final.
A aniquilação aguarda
Agora faltavam quatro semanas para a estreia de Thresh Estrela Negra no APT. O modelo e as animações do Thresh padrão já são complicados, mas os do Thresh Estrela Negra são mais ainda. Por causa disso, a analista de qualidade, Brittany "Riot Galetta" Gleiter, começou a testar o terror celestial antes que suas dublagens, efeitos visuais e efeitos sonoros fossem finalizados.
Galetta se juntou a uma organização de controle de qualidade para realizar testes estruturados em busca de bugs que pudessem impactar a mecânica de jogo. Alguns bug surgiram aqui e ali, mas foi possível corrigir tudo com pequenas modificações
Além de descobrir essas falhas, Galetta também testou a qualidade de Thresh Estrela Negra enquanto skin. Ela respondeu perguntas do tipo, "do que você gosta nesta skin, e o que você acha que está faltando? Você ficaria feliz em comprar esta skin?" O feedback de Galetta ajudou a direcionar as últimas e caóticas semanas de desenvolvimento até que Thresh Estrela Negra estivesse pronto para trazer devastação ao mundo de Runeterra.
Thresh Estrela Negra entrou no ar em 16 de junho de 2016.
O universo sofre uma parada
No dia seguinte, a equipe de Thresh Estrela Negra passou uma tarde na piscina relaxando. Criar uma skin Lendária em um cronograma tão apertado foi exaustivo, mas eles conseguiram o impossível. Agora Thresh Estrela Negra estava aterrorizando o Rift e estava na hora de comemorar. A festa não durou muito. Um pouco antes de sair, Pabro recebeu uma ligação do escritório: "Você viu o bug do Thresh Estrela Negra?"
Imagens do bug da equipe de Controle de Qualidade (veja do ponto de vista do jogador)
Muitos jogadores compraram Thresh Estrela Negra e com a skin invadindo milhões de jogos, logo ficou claro que havia algo muito errado. Sempre que um jogador inimigo via o Thresh Estrela Negra depois que Thresh morria e ressurgia, a tela do jogador congelava enquanto os efeitos visuais carregavam. O problema apareceu primeiro para os jogadores que não tinham uma placa de vídeo muito boa; os terrores rodopiantes de Thresh Estrela Negra estavam destruindo as taxas de quadros. Menos de 24 horas após o lançamento, Thresh Estrela Negra foi desativado.
A equipe interrompeu as comemorações e voltou para o escritório. Eles nunca tinham visto um bug tão grave que só ocorria na equipe inimiga e foi uma surpresa ele ter passado despercebido pelos testes de qualidade. Eles passaram o final de semana trabalhando, otimizando os efeitos visuais de Thresh Estrela Negra para que ele consumisse menos recursos das placas de vídeo. Após quatro dias de trabalho ininterrupto, Thresh voltou a buscar a destruição absoluta do universo.
Mesmo depois de achar uma solução, ficou uma sensação de frustração e devastação. "Thresh Estrela Negra foi um empreitada tão desafiadora que foi horrível ver isso acontecer depois que todos tinham trabalhado tão duro", disse Galetta. Mesmo assim, eles ficaram orgulhosos da façanha. Ao trabalhar vários aspectos do desenvolvimento em paralelo, a equipe conseguiu criar uma skin Lendária em metade do tempo que geralmente é necessário. Foi difícil, exaustivo e um tanto quanto estressante—mas eles conseguiram.
"No final das contas, foi como uma prova de fogo", brinca Pabro, "mas nós realmente desafiamos a forma como criávamos as skins e nos esforçamos enquanto equipe para pensar fora da caixa".
O artista, Victor "3rdColossus" Maury, queria incorporar o desespero de uma destruição planetária na ilustração de Thresh Estrela Negra. As mudanças feitas nos primeiros rascunhos refletem o tortuoso desenvolvimento da skin. Relembrando o processo, 3rdColossus diz, "às vezes era doloroso, mas nós assumimos um grande risco. E no final das contas, nos orgulhamos disso."
Fonte : League of Legends
Comments