top of page

C’est la fin: YellOwStaR encerra a carreira

  • stockingokumura
  • 21 de out. de 2016
  • 3 min de leitura

O francês, um dos maiores jogadores ocidentais de todos os tempos, anunciou a aposentadoria.

Pentacampeão da LCS Europa, vice-campeão do Mundial 2011, semifinalista dos Mundiais 2013 e 2015, semifinalista do MSI 2015, jogador com mais participações em Mundiais (5, empatado com Dyrus) e sete finais de LCS (das oito que tivemos até agora). A carreira de Bora “YellOwStaR” Kim é certamente uma das mais vitoriosas do ocidente. O francês que se tornou um dos melhores suportes da história do competitivo jogou por três anos como atirador, mudando para a outra posição da rota inferior pouco antes do Mundial 2013.

YellOwStaR publicou a imagem em suas mídias sociais para anunciar a aposentadoria.

YellOwStaR encerrou a carreira nesta quarta-feira (19), dando fim a uma jornada de seis anos de duração, tempo que passou por against All authority, Millenium, SK Gaming, TSM e Fnatic, esta última por três anos e meio, e pela qual conquistou todos os principais títulos da carreira. Com um histórico brilhante, nada mais justo do que relembrar a trajetória do profissional, que anunciou que entrará para o Paris Saint German como chefe da divisão de eSports.

A Flecha Encantada

Antes de se tornar suporte, YellOwStaR já havia garantido um lugar na história após sua jogada mítica de Ashe na final do Mundial 2011. Jogando pela aAa contra a Fnatic, o francês atirou a Flecha Encantada de Ashe da própria base e atingiu Mellisan (suporte da Fnatic) do outro lado do mapa, deixando o caminho livre para sOAZ abatê-lo. A jogada garantiu que a against All authority conseguisse empatar a série da final, e apesar de depois perderem por 2-1 (era uma MD3), a visão e precisão de YellOwStaR ficou na mente e na história de todos, sendo considerada uma das melhores jogadas de Campeonatos Mundiais, sendo homenageada no clip de “Ignite”, tema do Mundial 2016 produzido pelo DJ Zedd.

O melhor suporte do ocidente

Como suporte, o francês chegou duas vezes nas semifinais do Mundial.

Após três anos atuando como Atirador, já na Fnatic, YellOwStaR migrou para a posição de Suporte. Seu primeiro campeonato na nova posição foi o Mundial 2013, e naquela equipe mítica (sOAZ, Cyanide, xPeke, Puszu e YellOwStaR) o francês só parou nas semifinais para a Royal Club de Uzi por 3-1.

Quem nunca vibrou com essa esquadra fantástica da Fnatic em 2013?

Apesar de continuar dominando a Europa em 2014, com um pequeno deslize contra a Alliance na final da Segunda Etapa, em palco internacional a Fnatic não conseguiu manter o mesmo nível, sendo eliminada na Fase de Grupos em 2014. Isso provocou uma grande debandada: saídas de sOAZ, xPeke e Rekkles e aposentadoria de Cyanide. A equipe parecia acabada, e todos se perguntavam qual seria o rumo de YellOwStaR. O francês se tornou o capitão e foi incumbido da tarefa de reerguer uma das organizações mais tradicionais de eSports do mundo – e o fez com louvor. A esquadra com Huni, ReignOver, Febiven e Steelback se consagrou logo na primeira participação, vencendo a Primeira Etapa e aumentando ainda mais o domínio para a Segunda, quando conseguiu um recorde perfeito de 18 vitórias e nenhuma derrota na Fase de Grupos, sagrando-se campeã sobre a Origen – de xPeke e sOAZ. No Mundial disputado em casa, na Europa, YellOwStaR e seus companheiros foram eliminados nas semis pela KOO Tigers por 3-0.

Muitos jogadores entraram e saíram da Fnatic. Em 2015 e 2016, YellOwStaR foi o capitão do time europeu.

Por suas atuações estelares na rota inferior da Fnatic durante a Temporada 2015, coordenando as jogadas da equipe, dominando a visão, iniciando lutas e protegendo seus companheiros, YellOwStaR se tornou o primeiro suporte a ser eleito o melhor jogador da Europa em uma temporada competitiva.

O fim O ano de 2016 não foi o melhor final de carreira para um jogador que fez tanto como YellOwStaR. Após conquistar tudo com a Fnatic, o suporte se aventurou na TSM, da América do Norte, mas não conseguiu se encaixar na equipe e saiu após o vice-campeonato da Primeira Etapa sem muito brilho. Retornando para a Fnatic com um time que há tempos sofria com entrosamento, YellOwStaR não conseguiu fazer muito. A equipe ficou apenas em quinto lugar na Fase de Grupos da Segunda Etapa, foi eliminada por 3-0 pela H2K Gaming nas Quartas de Final e depois pela Unicorns of Love, também por 3-0, na segunda fase da Final Regional e última esperança de se classificarem para o Mundial. Com isso, a invencibilidade de YellOwStaR de estar presente em todos os Campeonatos Mundiais foi quebrada, e o suporte se aposentou com o mesmo número recorde de Dyrus: cinco participações.

O suporte e o PSG entraram em acordo, e YellOwStaR comandará a divisão de eSports da equipe.

Nesta quinta-feira (20), apenas um dia após sua aposentadoria, YellOwStaR anunciou que chefiará o ramo de e-Sports do Paris Saint German, equipe multiesportiva francesa que é a atual tetracampeã francesa de futebol. O time de League of Legends do PSG ainda será contratado, e iniciará a Temporada 2017 no Circuito Desafiante Europeu.

Obrigado por tudo e boa sorte com seus novos desafios. Uma salva de palmas para a lenda, o mito, Bora “YellOwStaR” Kim!

Fonte : LoLEsportsBr


 
 
 

Comments


Noticias Recentes
bottom of page